sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ala governista ainda indefinida em Bom Jardim


Faltando mais de 14 meses para as  eleições municipais, o assunto político é predominante nas conversas em todos os lugares. E em Bom Jardim a coisa não poderia ser diferente. Festas, velórios, atos religiosos, oficiais e estudantis são ocasiões para que os candidatáveis se exponham ao público. E o “caldeirão político” começa a esquentar.

Na oposição, o ex-deputado Sebastião Rufino (PSB) já dá mostra de que mais uma vez tentará retomar o poder municipal no pleito de 2012. Pela votação obtida no ano passado, quando foi o candidato a deputado estadual mais votado neste município, com 7874 votos, Rufino será páreo duríssimo para o representante da situação. Mas não encontrará facilidade para unir todas as lideranças da oposição, pois o professor Edgar Santos, por exemplo, também disputará a parada pelo Psol.

Prefeito João Lira

Por sua vez, o atual prefeito João Lira (sem partido), apesar de constantemente provocado, não admite discutir candidaturas à sua sucessão neste ano, reconhecendo que dos pré-candidatos enfocados pela situação até o presente, qualquer um tem condições de disputar e vencer a eleição. São eles: vereadores Cobra e Vitor; o tesoureiro Miguel Barbosa; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ,João Pretinho; e os secretários Celinho Borges, Elizângela Braz e Deoclécio Rosendo.

“Olha Dimas: não tem sentido definir candidato agora e deixar essa pessoa exposta durante vários meses. Temos muito trabalho ainda a realizar pela nossa comunidade e essa antecipação da agenda eleitoral só fará atrapalhar a nossa gestão. No momento oportuno faremos uma pesquisa e o candidato melhor avaliado pela população será a nossa bandeira de luta em outubro do próximo ano. Mas nada impede de que quem se achar candidato se mexer e conquistar o povo. Quem estiver preocupado porque fulano ou cicrano está aparecendo mais, que procure aparecer também. Quem vai indicar o nosso candidato é a maioria do nosso povo.” Disse João Lira, desmentindo os rumores de que já estaria com candidatura definida.

Quanto à sua nova opção partidária, o prefeito João Lira disse que está praticamente decidido a ingressar no Partido Progressista (PP), liderado no Estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, que obteve em Bom Jardim 8018 votos no ano passado. O grupo político liderado por João Lira conta com os vereadores Cobra (PP), Genário (PP), Pedro da Pindoba (PP), Vitor (PPS), Valéria Lira (PPS), Bigode (PPS) e Margarida do Sindicato (PDT).  Os edis Vitor,Valéria e Bigode poderão enfrentar problemas com o PPS, caso resolvam mudar de sigla partidária. É notório que o PPS praticamente expulsou o prefeito João Lira do seu quadro partidário, porque não votou em seus candidatos em 2010. A níveis estadual e federal, esta agremiação é oposição ao Governo.

Nenhum comentário: