terça-feira, 21 de junho de 2011

João Alfredo debateu o SUS na 3ª Conferência Municipal de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde promoveu a 3ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 09 de junho, no Clube Municipal de João Alfredo. O evento contou com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, que enviou representantes que muito auxiliaram os participantes nos debates propostos, em consonância à Conferência Nacional de Saúde. O tema proposto foi o seguinte: “Todos usam o SUS! SUS na sua seguridade social, prática pública, patrimônio do povo brasileiro.”

A  Conferência de João Alfredo visou a impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária.

Em todos os debates, se procurou avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral. Houve também uma definição das diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco ampliado e associado aos Direitos Humanos.

“A Conferência é um instrumento do povo para os gestores públicos e não dos governantes para o povo, onde a sociedade civil organizada, em suas esferas, constrói o plano de saúde. Ela é uma determinação legal que obriga os gestores municipais a chamarem o povo para discutir as diretrizes das políticas de saúde”, disse Márcia Almeida, secretária municipal de saúde.

Por sua vez, a diretora Cinara Carneiro frisou: “Aqui é um momento das pessoas opinarem e escolherem, de montarem junto conosco um projeto para os próximos quatro anos, pois uma andorinha só não faz verão”.

O prefeito do município, Severino Cavalcanti, ressaltou a importância do momento da 3ª Conferência Municipal de Saúde de João Alfredo através de uma evolução histórica das discussões sobre o SUS que eram feitas no estado antes da criação do Sistema e ressaltou os avanços na saúde do município a partir do amadurecimento do controle social.

Blog Dimas Santos

Nenhum comentário: