sexta-feira, 17 de junho de 2011

Agentes selecionados pelo Ministério do Turismo aprovam Gravatá como destino turístico

Um dia não foi suficiente para conhecer as belezas e atrativos turísticos que Gravatá oferece, essa foi a sensação de todos que participaram do FAMTOUR organizado pela Secretaria de Turismo em parceria com a ACG – Associação de Culturas Gerais na última quarta-feira (15), para pouco mais de 30 agentes de viagem selecionados pelo Ministério do Turismo. O grupo chegou a cidade por volta das 10 da manhã quando foram recepcionados pelo prefeito Ozano Brito e secretariado no restaurante Café do Abel. O encantamento por Gravatá foi imediato a partir da recepção. Figuras ilustres como os três matutos, uma dupla caipira e um trio pé de serra foram os responsáveis pela alegria dos visitantes. Ozano deu as boas vindas e falou do reconhecimento que a cidade tem em outros lugares, “É muito satisfatório termos aqui um grupo tão seleto, formador de opinião que está disposto a conhecer o que de melhor nossa cidade tem a oferecer. Gravatá é conhecida nacional e internacionalmente e tenho certeza que vocês não vão se arrepender do passeio de hoje e voltarão ao município”, disse.
  
Após o café da manhã o grupo foi levado a Pousada de Santa Fé onde conheceram o projeto Mãos de Gravatá que consiste em uma oficina de pequenas celas produzidas pelos turistas. Em seguida o destino foi o haras Cherokee que apresentou aos visitantes provas de tambor e baliza feita pelos cavalos. O local é referência nesse tipo de prova e na genética dos animais. E a visita estava apenas começando quando os agentes foram levados a Fazenda Serrana, e no meio do caminho uma surpresa, o ônibus ficou e o grupo passou pela experiência de ir ao local em uma Toyota. A experiência foi aprovada. Chegando a Fazenda Serrana, a simpatia dos proprietários Júlia e Altamir foi um espetáculo a parte. Lá os anfitriões mostraram todo o processo de produção dos produtos caseiros defumados, com direito a degustação dos alimentos e da tradicional caninha serrana.
  
Depois do passeio, uma parada para o almoço no Hotel Céu Aberto. Mas nada de descanso, pois Gravatá tinha muita coisa para mostrar e o tempo era curto. O próximo destino, Pólo Moveleiro e uma parada para o cafezinho em um dos mais belos cartões postais da cidade, arrancando elogios do grupo. E como não poderia faltar no roteiro, a Estação do Artesão e a produção das bonequinhas da sorte estavam em evidência. No local foram recebidos por um grupo de capoeira e pela diversidade do artesanato gravataense. Saindo da Estação e se dirigindo a cidade cenográfica do São João de Gravatá, os visitantes puderam ver uma pequena demonstração do projeto cultural Hoje tem em Gravatá, que teve edição especial para o grupo com a participação da quadrilha junina Traquejo. Para Gabriele Nunes, coordenadora nacional do projeto de produção associada ao turismo, o município serve de referência para o turismo, “Incrível, essa é a palavra que melhor define Gravatá. Serve de referência para outras cidades”, disse.
Fechando o dia com chave de ouro, o Hotel Portal ofereceu um jantar típico junino com direito a canjica, pamonha e muito mais. Para Íria Cerqueira, do sindicato dos guias de turismo de Pernambuco, a cidade está de parabéns por tudo que apresentou, “Eu já sabia do potencial de Gravatá, mas participar de um passeio como este e me colocar no lugar de um turista, fez com que observássemos melhor as belezas da cidade. É um destino que vende muito”, afirmou. Para Miriam Rocha, coordenadora da ACG, Gravatá se superou, “Estive aqui em novembro e em tão pouco tempo observei o quanto Gravatá se superou. A cidade está melhor, e é um dos melhores lugares que já visitei. Aqui o turista é bem cuidado”, disse. O secretário de turismo Ricardo Guerra destacou a importância da visita, “É Gravatá no cenário turístico nacional. A partir desta visita, muitas outras virão apreciar o melhor de nossa cidade”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário: