sexta-feira, 6 de maio de 2011

Gravataense pode ficar tranquilo. Situação da vazão do Rio Ipojuca está sob controle.


Nas últimas 24 horas choveu em Belo Jardim, nas cabeceiras do Rio Ipojuca, 16,9 mm. A informação é da Compesa local, que é quem passa as informações para a Agência Pernambucana de Água e Vida, a Apac.
De acordo com a Companhia, os níveis das Barragens do Ipojuca e Bitury aumentaram durante o dia, mas não o suficiente para maiores preocupações. A vazão dete ano é menor do que a dos anos anteriores, especialmente última cheia. O Reservatório do Ipojuca já marca 25cm de lâmina de água acima do vertedouro e a Barragem do Bitury está com 84% da sua capacidade, ou seja, ainda não ‘sangrou’. De ontem para hoje, ambas aumentaaram de volume em cerca de 10cm.
Devido à ultrapassagem da capacidade total da Barragem do Ipojuca, que é de 30 milhões 742 mil e 839 m³, a Defesa Civil do município e a Compesa a monitoram três vezes por dia. Apesar do índice pluviométrico de Belo Jardim não está suficientemente alto, o nível do reservatório tem aumentado, desde o último sábado (30), por conta da precipitação que cai nas cidades atravessadas pelo Rio Ipojuca, que deságuam na barragem.

Saiba mais - Acompanhe abaixo uma breve explicação dos mananciais de Belo Jardim e a importância deles para inúmeros municípios do estado.
Ipojuca- A Barragem Pedro Moura Júnior é um reservatório de contenção. Ela recebe água da nascente do Rio Ipojuca, que nasce no sertão do Estado, e possui 47 km de extensão. Ao todo, a Bacia do Ipojuca passa por 25 municípios. As águas contidas em Belo Jardim vêm das cidades de Arcoverde, Porção, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó e São Bento do Una. Ao todo, sua capacidade é de 30 milhões 742 mil e 839. A cheia do Rio Ipojuca não afeta a área urbana de Belo Jardim, pois a cidade fica cerca de 10km de distância das margens da Barragem.
Bitury – O Rio Bitury recebe água do Riacho do Gavião, que fica entre Sanharó e Belo Jardim, e possui cerca e 64km de extensão. Esse afluente corta a cidade em várias pontos, por isso é o maior responsável pelas enchentes dos últimos anos no município de Belo Jardim. Entretanto, com as chuvas dos últimos dias, ele ainda não transbordou, por isso não há grandes pontos de alagamento da cidade.
Encontro do Ipojuca e Bitury – A grande preocupação de cidades como São Caetano, Caruaru, Bezerros, entre outras, é a junção das águas do Rio Ipojuca e Bitury que acontece logo depois do deságue da Barragem do Ipojuca, na Vila Raiz, zona rural de Belo Jardim. O acúmulo de água dos dois rios faz aumentar a vazão e o risco de enchentes nas cidades citadas.
________________________________

Nenhum comentário: