segunda-feira, 18 de abril de 2011

PARQUE DA CIDADE – PREFEITURA AGUARDA DO GOVERNO DO ESTADO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FISCALIZAÇÃO DA OBRA

Estima-se que até a primeira quinzena de maio, as obras voltem á sua rotina normal. Embora a Prefeitura tenha começado o processo para obra, não é o executor ou contratante dela, e não está a frente do controle executivo da mesma. Quando inaugurado, a administração do parque fica sob o comando do município.
A Prefeitura de Gravatá aguarda apenas a contratação da empresa de fiscalização e supervisão da construção do parque da cidade, por parte do Governo do Estado, para dar continuidade aos trabalhos na obra. “As obras do Parque da Cidade estão garantidas. Os trabalhos estão desacelerados enquanto o Governo do Estado aguarda o processo de licitação de uma empresa de engenharia que fiscalize a obra. Não pode-se dar continuidade a uma construção sem fiscalização. A fiscalização é necessária até por uma questão de segurança, onde se atesta a legalidade da obra e os procedimentos nela feitos”, afirmou o secretário de Planejamento Jaime Prado na manhã desta quarta-feira em reunião com membros do Conselho de Turismo da cidade. O encontro ocorreu na sede da ACIAG, onde o secretário apresentou o projeto da obra e esclareceu algumas dúvidas sobre a atual situação da construção.
Jaime Prado começou sua explanação abordando todo o processo para aprovação do parque na cidade. Tal processo foi iniciado em abril de 2009, quando o governador Eduardo Campos convidou o prefeito Ozano Brito em seu gabinete e pediu ao chefe do executivo, três prioridades para o município e uma delas foi a construção do parque. Em seguida Jaime explicou que após alguns meses, depois de terem sido feitos os levantamentos topográficos do terreno e regularizada a documentação, o Governo do Estado autorizou e cedeu o uso do terreno do parque por cinqüenta anos.
Jaime explicou ainda que os membros do Conselho e toda a população não precisa se preocupar, pois a obra de construção do parque é garantida, pois faz parte de uma contrapartida do Estado com o PRODETUR Nacional. Quanto a atual situação de paralisação das obras, o secretário esclareceu que o Governo do Estado deu a ordem de serviço para o início das obras, no entanto, forneceu o documento sem ter quem fiscalizasse a construção, e como todo recurso investido é do Tesouro Nacional, precisa de fiscalização, e por esse motivo o Governo desacelerou as obras.
Na oportunidade Jaime mostrou e entregou cópias do Aviso de Licitação, divulgado no Diário Oficial no dia 22 de março, quando o objeto do aviso é a contratação de empresa de engenharia consultiva para apoio na supervisão e fiscalização da execução das obras de construção do complexo de lazer e turismo “Parque da Cidade” em Gravatá Pernambuco. O prazo de inscrição de licitação das empresas é até o dia 29 de abril, e estima-se que até a primeira quinzena de maio, as obras do parque voltem ás suas atividades normais. Jaime lembrou ainda que embora a Prefeitura tenha começado o processo para obra, não é o executor ou contratante dela, e não está a frente do controle executivo da mesma. Quando inaugurado, a administração do parque fica sob o comando do município.
O Parque da Cidade em Números:
Valor total da obra – R$ 3.693.241,45
Área do terreno – 38.000 m²
Pista de Cooper – 1.000 m²
Bosque – 12.000 m²
Anfiteatro – 1.400 m²
Playground / Academia de Ginástica – 1.500 m²
Pista de bicicross – 2.200 m²
Pista de skate – 500 m²
Praça das artes – 300 m²
Estacionamento – 200 vagas
Biblioteca
Boxes para venda de artesanato e produtos culturais
Posto médico

blog do matuto


Nenhum comentário: