sábado, 30 de abril de 2011

Nove Anos sem Sebastião Martiniano


Em 05 de outubro do ano 2000, se elegia com uma expressiva votação, Sebastião Galvão Martiniano Lins - o Dr. Sebastião. Ex-deputado estadual, Dr. Sebstião era um conhecido fazendeiro, que ao se apresentar como candidato a prefeito, prometia moralizar Gravatá.


Com propostas arrojadas e um discurso contundente, Dr. Sebastião iniciou seu mandato inovando, especialmente na educação. Em poucos meses de mandato, os professores receberam em média 30% de aumento salarial, além de uma capacitação de alto-nível, com professores da UFPE, dentre eles alguns escritores de livros didáticos. Na ocasião, os professores receberam um kit com bolsa, canetas, lápis, grampeador e caderno para uso pessoal. Os alunos já haviam recebido seus kits.


A merenda, que teve seu abastecimento cortado devido a irregularidades, foi normalizado. Foram adquiridos ônibus para transporte dos alunos. Foi elaborado o Plano Municipal de Educação,que consistia em identifcar os problemas e as consequencias destes - diagnóstico feito pelos professores - com previsão de aplicação nos anos de 2002 a 2005. Os professores eram reunidos pela secretária Francisca Nogueira e equipe em seus setores, a fim de conhecer e identifcar os problemas por setor.


Dentre as questões discutidas, já havia um sinalização para o debate acerca da eleição para diretor, reformas de escolas e construção de pelo menos seis novos prédios, para atender de forma digna as crianças de nosso município.


Os planos e projetos foram infelizmente interrompidos quando no dia 27/04/2002 ele sofreu um infarto no miocádio após 28 dias de internado no Hospital Santa Joana na capital Pernambucana,mas esses pouco mais de 365 dias de mandato ficaram marcados na história de Gravatá pela sua excelência. Guardamos no rol das boas lembranças o homem e a obra!


Deixo aqui meu reconhecimento e humilde tributo a um grande líder, que, por vontade divina partiu antes de concluir o trabalho que havia projetado, mas, em pouco tempo, conseguiu deixar a melhor marca que um verdadeiro líder pode legar ao seu povo: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!



blog Everaldo Alves

Nenhum comentário: