quinta-feira, 7 de abril de 2011

Celpe quer elevar conta em 8,67%

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) solicitou ao governo federal aplicar este ano um reajuste médio de 8,67% às contas de luz de mais de 3 milhões de consumidores pernambucanos. O número não é definitivo e o pedido ainda será analisado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O reajuste oficial entrará em vigor no próximo dia 29.

Segundo a Aneel, na fase atual ainda não é possível detalhar os possíveis reajustes para cada tipo de consumidor da Celpe, seja o residencial, o mais comum, e para as grandes empresas dos ramos industrial e comercial, por exemplo.

Ano passado, houve queda nas contas pernambucanas, de 8,87% para os consumidores residenciais, de uma forma geral, e de 2,65% a 6,25% para as grandes empresas. Em seu pedido de reajuste, a Celpe havia calculado uma média de 9,33% para todo o Estado.

A solicitação da companhia não foi à toa. É que a redução se deu por causa da retirada de um resíduo que gerou grande impacto nas contas dos anos anteriores, uma cobrança que teria aumentado as contas em 24,3% em 2005. Esse grande reajuste foi dividido em parcelas anuais de 8%, cobradas entre 2006 e 2009.

A redução apresentada pela Celpe, portanto, veio após o término desse aumento que impactou as contas pernambucanas durante meia década.

Na conta deste ano, um grande vilão é o Índice Geral de Preços e Mercado (IGP-M), usado na composição do reajuste, um resultado de 11,01%.

O resultado disso é que os reajustes autorizados este ano pela Aneel estão bem altos. Na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), o aumento médio autorizado pela agência reguladora foi de 17,49%, exatamente o mesmo percentual solicitado pela empresa, o que gerou um impacto nas contas residenciais de 18,57%.

Em Minas Gerais, a Cemig Distribuição pediu um reajuste médio de 8,8%, mas foi autorizada a aplicar 7,24%, sendo 6,61% para as residências.

José Antônio Feijó é diretor do Instituto Ilumina, uma organização sem fins lucrativos que estuda e acompanha o setor elétrico.

"O problema não está nos cálculos, mas nas regras para se fazer o cálculo. Infelizmente, no fim das contas o Brasil nunca se desindexou. Os contratos todos de distribuição de energia preveem correção com uso do IGP-M como um dos fatores e isso termina retroalimentando a inflação", comenta Feijó.

Entram na conta, ainda, fatores como o crescimento do mercado consumidor e o custo de geração de energia, por exemplo.

Nenhum comentário: