sexta-feira, 29 de julho de 2011

Números do São João de Gravatá 2011

A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) divulgou o resultado da pesquisa dos números e perfil socioeconômico dos festejos juninos no Estado, que teve receita turística de R$ 143 milhões, somente com hospedagem, transporte e alimentação. Em 17 dias de festa, a Empetur calcula que cerca de 540 mil pessoas passaram por 21 municípios, o que resultou em uma ocupação hoteleira média de 85%. Os resultados foram ainda mais significativos em Caruaru e Gravatá, que teve ocupação de 98% e em Arcoverde, Carpina e Pesqueira, onde o índice chegou a 100%.
A pesquisa mostra ainda que o perfil geral é de um turista pernambucano que gasta, em média, R$ 88,54 por dia e fica quatro dias no destino escolhido. Entre os municípios mais visitados, Caruaru (36,16%), Gravatá (14,41%) e Bezerros (11,84%). Foram avaliados também os atrativos turísticos de Caruaru, Gravatá, Arcoverde e Carpina, classificados como “óti­mo” ou “bom” por 86% dos entrevistados.
Segundo o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, São João e Carnaval são igualmente importantes para o Estado, do ponto do vista econômico - no caso do São João, o grande diferencial é o atrativo gastronômico e a movimentação da agricultura, com o cultivo de milho. “A pesquisa é uma orientação da nossa gestão e ajuda a entender o fluxo de pessoas e o resultado mercadológico disso, o que ajuda na preparação para o evento seguinte”, explicou Feitosa. Ainda segundo o secretário, o investimento do Governo no São João foi um pouco menor que no Carnaval, devido às chuvas de maio. “Além das cidades prejudicadas, que não tinham como receber festas, o governador Eduardo Campos decidiu encaminhar recursos para outras demandas”, justificou.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: