terça-feira, 26 de julho de 2011

Equipes De Saúde Bucal Realiza Ações

O cuidado em saúde bucal passa a exigir a conformação de uma equipe de trabalho que se relacione com usuários e que participe da gestão dos serviços para dar resposta às demandas da população e ampliar o acesso às ações e serviços com ênfase na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
Contribuindo para este crescimento assistencial, o município de Surubim/Pe inicia no ano de 2004 a implantação de Equipes de Saúde Bucal nas unidades básicas de saúde da família. Assim, em consonância com as políticas de fortalecimento da atenção básica, o município hoje conta com 16 Estratégias de Saúde Bucal (ESB): Chã do Marinheiro, Mimoso, Jucá Ferrado, Lério, Tatus, Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Vaca, Chéus, Lagoa Queimada/Diogo, Josimere Fernandes, Barra da Onça, Baraúnas, Vila Social, Salgado, São Sebastião e São José. Essas unidades garantem uma cobertura populacional de 73,83%.

O Programa de Saúde Bucal oferece atividades nas áreas de promoção, prevenção e recuperação da saúde. São realizadas escovações e aplicação tópica de flúor supervisionadas nas escolas estaduais e municipais, com distribuição de kits com escova e creme dental do programa Brasil Sorridente, além de orientações através de rodas de conversa com alunos, abordando temas que ajudem a desenvolver o auto cuidado. Para se tornar mais dinâmico e atrativo algumas atividades são realizadas com enfoque teatral, músicas e pinturas em desenhos educativos. Não apenas nas escolas, esse tipo de trabalho também é realizado em creches, associações, e em outras entidades.



ATIVIDADE REALIZADA NAS E.S.F´s : Visita domiciliar com a E.S.B. da Vila Social com a ASB Maria José da Costa, com o cirurgião-dentista Reinaldo Cavalcanti e a ACS Joselma Maria da Silva

Nenhum comentário: