quarta-feira, 1 de junho de 2011

Limoeiro avança no combate ao tabagismo

A Prefeitura de Limoeiro através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (31) as atividades em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. Porém, durante toda a semana as Unidades de Saúde da Família (USF) vivenciarão o combate ao Tabaco, que provoca doenças nos fumantes ativos e passivos, através de palestras educativas e distribuição de folders.


Entre as unidades participantes está a USF Santo Antônio. Após a palestra proferida pelos profissionais da unidade, a comunidade presente parabenizou o trabalho educativo prestado pelos mesmos. A senhora Luzinete Mendonça de Arruda, 69 anos, residente na Rua Frei Estevão, disse: “É muito importante esse trabalho prestado pelo PSF, pois tenho familiares que fumam e vejo a dificuldade encontrada por eles em deixar o vício, mas espero que eles possam ter a iniciativa de deixar o cigarro”. 


Ela também destacou a necessidade de participar das ações do município. “Trabalhos educativos como esse devem ser contínuos ao longo do ano, para servir de alerta as pessoas e que elas saibam os reais problemas causados pelo cigarro”, completou.

Segundo a enfermeira Marta Valéria, 37 anos, durante toda a semana será a USF estará a disposição dos fumantes que queiram ajuda para deixar de fumar. A captação será feita pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pois Limoeiro está começando o Programa do Tabagismo na tentativa de juntar grupos e dar início ao tratamento. Disse Marta que: “esse trabalho contra o tabaco já vem sendo realizado há muito tempo pela USF Santo Antônio na tentativa de amenizar o consumo do cigarro na população assistida pela mesma”, pontuou.


“Eu digo sempre que temos de acabar com o hábito de fumar porque tem gente que fuma um ou dois cigarros por dia e diz que isso não é vício. Fumar um cigarro que seja já é prejudicial à saúde e essa pessoa precisa ser ajudada a parar”, alertou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça (31), na oficina “Tabaco, Doenças Não-Transmissíveis e Desenvolvimento”, realizada pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, em Brasília.


Departamento de Imprensa/PML

Nenhum comentário: