segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prefeitura de João Alfredo reloca ambulantes

Escrito por dimassantos

Um espaço na área externa oeste do Mercado Público, na Rua Antônio Roberto de Lima. Foi essa a opção que a Prefeitura Municipal de João Alfredo encontrou  para relocar os comerciantes da feirinha de frutas, lanches e miudezas que aos poucos se formou diariamente numa das calçadas da Rua Pedro Olímpio Maia,no bairro Boa Vista,  complicando o deslocamento de transeuntes.
As 15 famílias que sobrevivem do comércio no local (segundo os feirantes são 17 ao todo), vendendo frutas, verduras e o famoso lanche, ganharam o  novo espaço para montar suas barracas. “Queremos ver todos satisfeitos: os feirantes e os populares que diariamente precisam circular pelas calçadas. Agora, os amigos comerciantes ambulantes têm este espaço na frente do Mercado Público, para as suas atividades com ordem e tranqüilidade”, disse o prefeito Severino Cavalcanti.
Cavalcanti assegurou que a remoção das barracas e carroças só ocorreu devido aos riscos de acidentes na área, que fica próxima a um cruzamento.
A administração municipal de João Alfredo há muito vinha estudando a relocação dos ambulantes, a pedido de muitos pedestres. “Tínhamos já essa alternativa para a feirinha, só precisávamos de tempo para por em prática”, afirmou o prefeito. 

 

A prefeitura brevemente fará  um cadastramento das famílias que trabalhavam no local, para que sejam beneficiadas no futuro através de programa social em curso.

A medida agradou à maioria dos feirantes, a exemplo de Severino Justino, 46 anos, que comercializa verduras. “Quem compra a gente lá na calçada, pode muito bem andar mais um pouquinho e encontrar o nosso banquinho. Aqui nós temos mais segurança”, frisa.

Já José Manoel de Sena, 34 anos, não gostou do deslocamento. “Comecei a vender na calçada daquela rua já faz mais de 15 anos, ainda jovem, negociando com macaxeira e batata doce. Depois foi chegando mais gente e a feirinha se formou. O ponto era muito movimentado. Não sei se agora vai dar pra eu sobreviver”, lamentou.

Nenhum comentário: