terça-feira, 10 de maio de 2011

Educação ambiental é aplicada em Limoeiro



Inchada na mão, sementes no chão e a vontade de fazer a diferença. Assim tem sido o dia a dia dos alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada no Sítio Coqueiros, Zona Rural de Limoeiro. Uma simples ação realizada pela professora da rede municipal, Gorethy Amorim, com o apoio dos funcionários da escola, empresários e voluntários tem transformado a vida das crianças da comunidade, considerada uma das mais carentes do município. A mudança começou quando Gorethy resolveu executar algo que unisse educação e alimentação. E o resultado foi a implantação do projeto Educando e Alimentando Para Melhoria da Qualidade de Vida. Há mais de dois anos, os alunos juntamente com os pais abraçaram a ideia e decidiram colocar a “mão na massa”, ou melhor, no adubo. Com isso, a área externa da escola, antes inutilizada, transformou-se numa horta comunitária.

No local, diariamente pais, alunos e voluntários plantam e colhem verduras e legumes, a exemplo de coentro, alface, cebolinha e pimentão. A capinação e a preparação do solo também ficam por conta da garotada. A cerca que protege a horta também foi projetada, e mesmo sem técnico agrícola e recursos financeiros, o resultado não poderia sair melhor. Os participantes do projeto recolheram pneus velhos e fecharam o espaço. “Além de preservar o plantio, os pneus reutilizados dessa forma previnem a proliferação do mosquito da dengue”, explica Gorethy Amorim.

Tudo o que é produzido na escola tem um destino garantido. “O que colhemos utilizamos na merenda e também entregamos aos pais dos nossos alunos, para fortalecer as suas refeições”, revela a professora, que sempre reforça a importância do projeto para a vida das crianças. “Eles estão tendo uma alimentação enriquecida e saudável. Todo esse processo reflete no desenvolvimento físico e escolar”.
De segunda a sexta, a refeição escolar dos alunos recebe reforço. Além dos alunos da própria escola, o projeto também atende aos alunos da comunidade que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

com informações da Assessoria.

Nenhum comentário: