quinta-feira, 19 de maio de 2011

Convênio entre Prefeitura de Limoeiro e Ministério da Saúde forma 51 terapeutas comunitários no município



Através de convênio celebrado entre a Prefeitura de Limoeiro (Secretaria Municipal de Saúde) e o Ministério da Saúde foi implantado no município o pólo de Terapia Comunitária. Atualmente, o município conta com 51 profissionais que atuam na área da saúde, entre enfermeiros, agentes comunitários e técnicos em enfermagem, prontos para desenvolver o atendimento de terapia. Eles foram preparados durante dois módulos: 2008/2009 e 2010/2011.

Os certificados de conclusão foram entregues na manhã desta quinta-feira (19), durante a visita da coordenadora do Pólo Formador de Terapia Comunitária Integrativa, Aurea Silva, que destacou a importância da atividade desenvolvida em Limoeiro. “Muitas vezes convivemos com diversos problemas e não estamos atentos. Através das rodas de terapia, monitoradas por esses profissionais, o indivíduo acaba se prevenindo, até porque, existem sofrimentos que se não cuidarmos se tornam uma doença”.

De acordo com Aurea, a proposta do projeto de Terapia Comunitária é disponibilizar nas Unidades de Saúde da Família (USF) profissionais capacitados e prontos para interagir socialmente com os moradores que apresentem algum tipo de problema, seja familiar ou profissional. “A terapia comunitária é esse espaço necessário para motivar as pessoas a buscarem soluções para os seus problemas”, disse a coordenadora. “O projeto tem mostrado resultado em diversos lugares, inclusive em outros países e, no Brasil, não está sendo diferente”, completou.

O secretário municipal de Saúde, Orlando Jorge, também acompanhou a palestra de capacitação e a entrega dos certificados. Para ele, Limoeiro sai na frente com a parceria celebrada. “A terapia comunitária é uma espécie de oxigenação. Com esses profissionais em atuação, o foco é melhorar a qualidade de vida das pessoas e a prefeitura não poderia deixar de abraçar a oportunidade”, comemorou.

O secretário ainda destacou a importância curricular dos 51 profissionais de saúde do município, que agora também são terapeutas comunitários. Como exemplo prático, Orlando citou um trabalho de integração social que vem sendo desenvolvido na comunidade rural de Duas Pedras com os ACS. Ele também utilizou o Programa Idosos em Movimento (PIM) para fazer uma referência ao Projeto de Terapia Comunitária. “A importância que tem o PIM para os nossos idosos, esse trabalho de terapia pode ter para todos os limoeirenses”, pontuou.
blog do Agreste

Nenhum comentário: