terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto de Lei visa obrigação de “Teste da Orelhinha” em PE

Com o intuito de diagnosticar problemas auditivos em recém-nascidos, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) elaborou um projeto de Lei denominado “Teste da Orelhinha”. O projeto tem a finalidade de obrigar maternidades, hospitais e enfermarias de Pernambuco realizarem o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como “Teste da Orelhinha”.
A metodologia do exame segue orientações internacionais é a técnica mais utilizada para triagem auditiva neonatal, o procedimento é indolor, realizado no berçário, durante o sono natural do recém-nascido e tem duração aproximada de cinco minutos.

O exame é realizado por fonoaudiólogos e consiste na aplicação de uma sonda no ouvido, conectada a um computador, que emite sons de fraca intensidade e capta a resposta das células do ouvido.
 
O projeto tem a finalidade de diminuir a alta incidência de surdez quando comparada a outras doenças, como o hipotireoidismo e a anemia falciforme.

Para Edson Vieira “é um exame fácil e rápido e a sua realização é muito importante logo nos primeiros dias de vida, já que o diagnóstico precoce evita o agravamento de problemas auditivos”.

Do Portal Agreste PECom Assessoria


Nenhum comentário: