terça-feira, 26 de abril de 2011

Há dois meses, caixa eletrônico não funciona em Santa Maria do Cambucá

Os moradores de Santa Maria do Cambucá, no Agreste do Estado, ainda estão sem poder usar o caixa eletrônico do Banco do Brasil. Há dois meses, bandidos explodiram a  máquina que existia na única agência da cidade, por isso, quem precisa do serviço tem que ir até Surubim, a 17 Km do município.

Desde o dia do crime, a agência só realiza empréstimos consignados e oferece informações. “A gente que trabalha, chega em casa já cansado, tem que se deslocar da cidade que a gente nasceu, que tem os negócios da gente, para ir para outra cidade. Aí fica difícil”, diz o motorista Luís Horácio da Silva.

Severino Batista, dono de uma farmácia em Santa Maria, conta que as vendas diminuíram depois da ação. Segundo ele, os clientes que vão tirar dinheiro em Surubim acabam fazendo compras por lá. “Caiu o movimento em 30% em relação à antes, que o movimento era muito superior”, diz.

O funcionário público Heleno Alves é o único atendente da agência em Santa Maria do Cambucá. Ele explica que, sem a opção de sacar dinheiro no banco, a alternativa é recorrer a uma lotérica da cidade. Mas o serviço é limitado: “Ver o saldo e fazer saque até o limite de R$ 200 para cartão sem chip e R$ 500 com chip”.

Segundo Heleno, o prédio onde funciona parcialmente a agência bancária pertence à prefeitura, mas é cedido ao Banco do Brasil por contrato de comodato renovado a cada cinco anos. 

Ele informa, também, que a gerência do BB em Surubim  está tentando agendar uma reunião com o prefeito Eliseu João de Souza para que a prefeitura faça compra de equipamentos de segurança e melhorias no prédio. Só assim, segundo ele, um novo caixa eletrônico seria instalado novamente.

Nenhum comentário: