sábado, 30 de abril de 2011

Governo inaugura Academia da Cidade em João Alfredo


A população de João Alfredo, a 106 km do Recife, vai receber do Governo do Estado uma Academia das Cidades. A inauguração será daqui a pouco  às 19h, e vai contar com a presença do Vice-Governador, João Lyra e do Secretário das Cidades, Danilo Cabral. Ambos será recepcionados pelo prefeito do município Severino Cavalcanti.

Essa é a 77ª unidade entregue pelo Governo de Pernambuco, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população através de atividades físicas, lúdicas e culturais. O Programa Academia das Cidades é integrado por diversas ações voltadas à construção de cidades saudáveis, incluindo a requalificação de espaços públicos de lazer, o fomento a prática de atividades físicas e sociocultural e o incentivo a alimentação saudável.

Para o secretário das Cidades, Danilo Cabral, os equipamentos são de grande importância, sobretudo, para a formação da cidadania dos indivíduos. “Esses espaços incentivam a liberdade de expressão e a convivência entre as pessoas. São espaços voltados para todas as idades e camadas sociais”, ressaltou o secretário, lembrando que “com a construção desses ‘aparelhos’, estamos contribuindo com o desenvolvimento social das nossas cidades”.

A academia de João Alfredo que fica situada nas margens da PE-088 e possui mais de 7 mil m², contará com pista de cooper, uma quadra poliesportiva, bancos em concreto, quiosques de convivência,  além de mesas de jogos, somando um investimento total de mais de R$ 405 mil.

Uma equipe de profissionais formada por nutricionista, professor de educação física, assistente social e um profissional da área de saúde irão atuar diretamente com os moradores. A contratação da equipe é de responsabilidade da Prefeitura Municipal da cidade que, através de convênio com a secretaria das Cidades, também será responsável pela manutenção da Academia.

De acordo com a Secretária de Saúde do município, Márcia Almeida, amanhã várias atividades já serão iniciadas. “Estaremos começando práticas de malhação, além de capoeira e outros esportes”. Márcia ainda reforça que a Academia trará grandes benefícios para o povo de João Alfredo. “Sem dúvida alguma, o público terá mais saúde e qualidade de vida. Essa iniciativa ratifica a preocupação do governo estadual e da prefeitura em cuidar e melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou.

Programa Academia das Cidades – Implantado em 2007 pelo Governo de Pernambuco, o Programa Academia das Cidades é concebido a partir do princípio de apropriação, pelos cidadãos, dos espaços públicos municipais. Eles funcionam como catalisadores de ações integradas de promoção da qualidade de vida por meio do incentivo às práticas esportivas e atividades de lazer, tendo em vista a inclusão social e redução da violência. Atualmente, 79 academias já foram construídas e outras 83 unidades estão em obras. A meta do Governo de Pernambuco é contemplar todos os 185 municípios pernambucanos.

Reconhecimento: Conforme organizações internacionais do setor, como a Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA), o Programa Academia das Cidades de Pernambuco é considerado a maior experiência de promoção da qualidade de vida através de atividades de cultura e lazer do mundo.

Nenhum comentário: