segunda-feira, 25 de abril de 2011

Finalmente, as últimas notícias da Casa Manoel Veiga de Lira Silva...

O vereador Florisvaldo Barbosa (PTB) voltou a fazer duras críticas à nova mesa diretora da Câmara de Casinhas e ao novo espaço alugado para realização das sessões plenárias. "Muito apertado. O banheiro é uma lástima", afirmou. O vereador oposicionista Sinha do Junco (PR) também fez coro: "Pra saber se está melhor ou pior, basta olhar em volta" (Foto: Blog do Florisvaldo)
DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM
charlesnasci@yahoo.com.br
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Casinhas em 2011 foi marcada por algumas discussões polêmicas, pela definição dos líderes das bancadas e dos membros das comissões da Casa, mas, principalmente, pela estréia da vereadora Maria Pires no comando do Poder Legislativo local – ela que entrou para a história política de Casinhas como a primeira mulher presidente da Casa Manoel Veiga de Lira e Silva. 
No plenário, algumas discussões geraram bastante controvérsia: as votações, por exemplo, de dois requerimentos, um pedindo a concessão do título de Vereadora Perpétua à padroeira da cidade – com direito, pasmem, até a salário –, e outro, de autoria da vereadora Euda Gomes (PSB), cobrando esclarecimentos junto à Secretaria de Educação sobre o não-pagamento do rateio de 2010 aos professores do município, deram o que falar. "Esse assunto já foi esclarecido e a gente não pode esquecer que Casinhas é a cidade que melhor paga hora-aula entre as cidades circunvizinhas", defendeu o vereador Everaldo Barbosa (PTB). Nenhum dos dois requerimentos, porém, foi aprovado. 
Outro requerimento, este de autoria do vereador Walter Borges (PMN), concedendo votos de aplausos para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, por ele ter designado o DNOCS para dar início aos trabalhos de revitalização da Barragem de Vertente do Heráclio, também foi bastante polemizado no plenário. 
Segundo o vereador Sandoval Leal (PDT), a notícia teria gerado a insatisfação de alguns moradores que cultivam verduras e legumes no entorno da região onde o reservatório fica localizado. "Voto a favor do requerimento, mas espero que esse projeto não penalize os verdureiros", declarou. "O ideal seria prestar algum agradecimento ao ministro, que é pernambucano, quando o serviço fosse realizado", avaliou Everaldo Barbosa. "E se não fizerem direito, como há 10 anos atrás?", questionou o vereador Florisvaldo Barbosa (PTB). 
Diante da saia-justa, Walter Borges destacou os benefícios do projeto para o município e convidou os parlamentares a formarem uma comissão, junto com o prefeito João Camêlo (PTB), para acompanharem a equipe técnica do DNOCS quando os trabalhos de revitalização da barragem forem iniciados. Apesar de ter dividido opiniões entre as duas bancadas, o requerimento foi aprovado. 
Agressão A presidente da Câmara Municipal, Maria Pires, reservou um momento da última sessão ordinária (13/04), para um comunicado que foi feito pessoalmente pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casinhas, Israel Crispim, e para ouvir o diretor do Colégio São Luiz, Manoel Basílio, que prestou esclarecimentos sobre o caso de violência envolvendo dois alunos e a vice-diretora daquela unidade de ensino, ocorrido no início do mês. 
De acordo com Basílio, a briga aconteceu dentro da escola após um desentendimento entre dois alunos menores de idade ter terminado com um deles desferindo um golpe de estilete nas costas do outro. A vice-diretora tentou intervir e acabou também sendo ferida em uma das mãos. Basílio explicou que o aluno-agressor sempre demonstrou comportamento agressivo dentro da escola e que, por esse motivo, já teria acionado algumas vezes o Conselho Tutelar da cidade para tentar resolver a situação. O diretor informou ainda que, em conversa com a mãe do jovem agressor, a mesma teria solicitado que seu filho fosse transferido para outra escola. 
Já o sindicalista Israel Crispim falou durante cerca de vinte minutos sobre a importância do STR do município e aproveitou para fazer um convite aos parlamentares para participarem da Marcha das Margaridas, que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
PS – Pedimos desculpas aos nossos leitores/internautas pelo atraso na divulgação das informações contidas nesta postagem. A reportagem do nosso blog acompanhou a primeira sessão ordinária de 2011, mas acabou perdendo as anotações feitas na ocasião. Prometemos, na medida do possível, seguir acompanhando e trazendo para vocês os principais destaques da Câmara de Casinhas. Por outro lado, as informações contidas no 
post “Agressão” foram extraídas do blog do vereador Florisvaldo Barbosa.


mais casinhas

Nenhum comentário: