sábado, 16 de abril de 2011

Dez criminosos tentam invadir posto da PM e um deles termina morto

Os moradores da pequena cidade de Araçoiaba, que fica a 50 quilômetros do Recife, amanheceram, nesta sexta-feira (15), sem acreditar no cenário de guerra encontrado em frente ao posto da Polícia Militar, no centro da cidade. Dez bandidos chegaram ao local atirando e, durante o tiroteio com os policiais, um deles foi morto.

“A gente só via o tiroteio, parecia filme de bang-bang. A coisa mais triste que eu já vi na minha vida. Nunca vi isso aqui em Araçoiaba”, conta o motorista Severino Sebastião da Silva, que acordou com o barulho dos tiros.

A polícia acredita que a intenção dos bandidos era explodir os caixas eletrônicos do posto do Bradesco(foto 5), que fica ao lado da unidade policial. A suspeita se reforça porque foi encontrado com um grupo dinamite, além de um forte armamento.

“O explosivo era característico para detonar os caixas eletrônicos da agência”, afirma o comandante do Batalhão, major Hailton Araújo.

O tiroteio entre policiais e assaltantes começou por volta das 2h da madrugada. Três soldados estavam de plantão, quando os bandidos chegaram, em três carros. Eles disseram que os criminosos já desceram do veículo atirando.

“Mesmo sendo policial, com alguns anos de experiência, o emocional ainda pesa, pela forma agressiva desses indivíduos”, conta um policial, que não quis se identificar.

Um dos bandidos, Antônio Ricchelly Montenegro Farias (foto 7), de 31 anos, foi morto pelos policais na troca de tiros. Ele foi o primeiro assaltante a tentar invadir o posto policial. Com o comparsa morto, os outros bandidos decidiram fugir sem arrombar os caixas eletrônicos da agencia bancária.

Eles abandonaram dois veículos, um deles roubado esta semana em João Pessoa, e um farto armamento: submetralhadora, escopeta, pistolas e muita munição, além de máscara, toucas, coletes a prova de bala e grampos, usados pelos criminosos para furar pneus. Mas o que chamou a atenção da polícia foi um artefato explosivo. Uma banana de dinamite capaz de destruir os equipamentos, que foi deixada para trás pelos assaltantes (foto 1).

Durante toda a manhã, mais de 50 policiais civis e militares de três municípios da Região Metropolitana fizeram buscas aos assaltantes foragidos na área rural de Araçoiaba. Ao menos dez bandidos participação da ação - que nunca mais vai sair da memória dos moradores de Araçoiaba.

“Tem residências aqui, então é um perigo eminente para a população. Estamos correndo perigo a qualquer momento, de receber uma bala perdida”, conta a professora Fabíola Santos.

Nenhum comentário: