segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aneel define nesta terça reajuste da luz no Estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) define nesta terça-feira (26) o reajuste da conta de luz dos pernambucanos, que entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 29. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) pediu para aplicar um reajuste médio de 8,67% na tarifa de cerca de 3 milhões de pernambucanos.

Um dos fatores que contribuíram para esta alta foi a variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que ficou em 11,01%. Um dos índices que mede a inflação oficial do País, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 6,30% nos últimos 12 meses.

A reunião da Aneel que vai definir o reajuste começa às 10 horas e pode ser acompanhada on line pelo site (www.aneel.gov.br). Geralmente, o aumento é diferenciado, sendo que os consumidores residenciais ficam com um percentual menor de reajuste.

Os maiores percentuais são aplicados sobre os grandes clientes, como por exemplo as indústrias.

No ano passado, houve uma queda de 8,87% na conta de luz para os consumidores residenciais e de 2,65% a 6,25% para as grandes empresas, como as indústrias.

Ainda em 2010, a Celpe pediu um reajuste médio de de 9,33% para todos os seus consumidores. A diminuição da tarifa ocorreu porque foi retirado um resíduo do reajuste de 2005, que foi cobrado até 2009.



Jc

Nenhum comentário: